Por que os eurasianos conquistaram, deslocaram ou dizimaram os nativos americanos, australianos e africanos, em vez do contrário? Neste livro “engenhoso, informativo e delicioso” (William H. McNeill, New York Review of Books), um clássico de nosso tempo, o biólogo evolucionista Jared Diamond desmonta teorias racistas da história humana ao revelar os fatores ambientais realmente responsáveis por seus aspectos mais amplos. padrões.
A história começa há 13.000 anos, quando os caçadores-coletores da Idade da Pedra constituíam toda a população humana. Por volta dessa época, os caminhos de desenvolvimento das sociedades humanas em diferentes continentes começaram a divergir muito. A domesticação precoce de plantas e animais selvagens no Crescente Fértil, China, Mesoamérica, Andes e outras áreas deu aos povos dessas regiões uma vantagem inicial em um novo modo de vida. Mas as origens localizadas da agricultura e do pastoreio provaram ser apenas parte da explicação para seus destinos diferentes. As taxas desiguais nas quais a produção de alimentos se espalhou a partir desses centros iniciais foram influenciadas por outras características do clima e da geografia, incluindo os tamanhos, localizações e até mesmo formas díspares dos continentes. Apenas as sociedades que se afastaram do estágio de caçador-coletor desenvolveram a escrita, a tecnologia, o governo e as religiões organizadas, bem como germes mortais e potentes armas de guerra. Foram essas sociedades, aventurando-se no mar e na terra, que invadiram outras, dizimando os habitantes nativos com a matança e a propagação de doenças.
Um marco importante em nossa compreensão das sociedades humanas, armas, germes e crônicas de aço a forma como o mundo moderno e suas desigualdades, veio a ser.
Para realizar um evento do Leituras Conectivas com sua equipe, entre em contato conosco